9 de janeiro de 2008

O que estou ouvindo agora?

Stealers Wheel - Stuck In The Middle With You



Uma das cenas mais célebres do já clássico Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992), filme de estréia de Quentin Tarantino, é aquele no qual um policial é torturado por Mr. Blonde dentro do galpão onde rola o filme. Mas, apesar da cena ser forte e dotada de sadismo, a música que embala o banho de sangue é de empolgar: Stuck in The Middle With You, tocada em um aparelho de som no canto. É impossível não se embalar com os passos da dança de Mr. Blonde enquanto ele retalha a cara do policial.

Apesar da notável qualidade da música criada pela dupla escocesa Stealers Wheel, ela só acabou ficando mais conhecida após o filme do Tarantino. No início da carreira, o Stealers Wheel aparentemente não tinha muita identidade. Normalmente, a imprensa se referiam a eles como a versão inglesa da banda de folk-rock Crosby, Stills, Nash & Young (grupo de onde saiu o Neil Young), enquanto o público confundia suas canções com as de Bob Dylan, por causa do vocal igualmente anasalado de Gerry Rafferty.

Até que Stuck in The Middle... virou um tremendo sucesso. Lançada em 1972, no disco de estréia do grupo, ela alcançou o top 10 das mais tocadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. E deu início ao fim para o Stealers Wheel. A pressão da gravadora por outro estrondoso sucesso parecia demais para eles. E o fracasso foi inevitável. O segundo álbum, Ferguslie Park, lançado em 1973, vendeu mal e ocasionou a separação da dupla - e, conseqüentemente, o fim da banda, em 1975.

Por isso, Stuck in The Middle With You virou uma canção esquecida no imaginário do folk-rock dos anos 70. Mas com o sucesso provocado por Cães de Aluguel, a música virou cult e recebeu diversas referências. A mais notável é no Simspsons, como parte de um episódio especial do desenho ultra-violento Comichão e Coçadinha. Ganhou diversos covers de bandas meia-bocas e virou trilha sonora de outros filmes, além de seriados. Mas é impossível dissociar a música com orelhas sendo arrancadas com navalhas - assim como pensar em filme de Tarantino sem maletas ou lanchonetes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma ótima música, um péssimo clipe.

Belo trabalho, velho. Só não ficou claro se a música chegou a fazer sucesso na década de 70. Pode ser interpretação minha, mas ficou confuso.

Igor Nishikiori disse...

Sim, a música fez sucesso na década de 70. Ela alcançou o top 10 nas rádios americanas e britânicas. Mas foi só. Por isso a banda acabou e a música ficou meio esquecida. Isso até reaparecer em Cães de Aluguel.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.