14 de maio de 2009

Gol contra à la Oséas da Conmebol

Agora está decidido. A Conmebol anunciou que São Paulo e Nacional (URU) passarão direto para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América após a saída de Chivas e San Martin, ambos do México, da competição. Com o fim da novela, só nos resta o óbvio: colocar a culpa em alguém. E a minha escolhida é a Conmebol.

Primeiramente por uma questão prática: qual a razão de colocar times mexicanos na Libertadores senão pela questão financeira? É sabido até pelo reino mineral que se um time mexicano vencer a competição, ele não irá disputar o Mundial de Clubes, já que representa a Concacaf. Então para quê esse crossover? Só para ganhar uma grana, como em Mortal Kombat vs DC. Se a Conmebol fosse mais esperta, daria um jeito de colocar equipes da MLS no torneio e faturar um tusta (e não é de se duvidar que isso aconteça, principalmente quando se lembra que o Japão já disputou a Copa América).

Segundamente, pela sua inépcia em resolver a questão. É verdade que diversas opções foram colocadas na roda, mas sempre havia um empecilho. Primeiro pensaram em transferir o jogo de ida dos times mexicanos para a Colômbia, mas o país de Pablo Escobar não quis, com medo de que a gripe suína fosse trazida pelos jogadores. A mesma desculpa esfarrapada foi dada pelo Chile e Peru. Mas, mesmo sabendo que essa premissa era falsa, a entidade sul-americana não moveu um mol de palha para demovê-los dessa ideia. O México até sugeriu receber a partida em portões fechados, como já estava rolando no campeonato local, mas o São Paulo e o Nacional disseram que não pisam no país nem à base de porrada. A decisão é polêmica, mas em se tratando de atletas, todo cuidado com a saúde é pouco.

Com o impasse, a Conmebol teve a infeliz ideia de realizar jogo único no Brasil e no Uruguai e os mexicanos, logicamente, disseram não. E realmente não faz nenhum sentido eles gastarem com transporte e hospedagem para entrarem em campo em situação de teórica desvantagem. A entidade, então, mandou os chicanos para escanteio e classificou automaticamente os times sul-americanos para as quartas-de-final. O interessante é que essa decisão conseguiu ferrar todos os quatro times, logicamente com maior malefício aos mexicanos, já que eles jogaram seis partidas de bobo -assim como faziam desde 1998. Enquanto isso, os outros dois times não faturarão com a renda dos ingressos e dos direitos televisivos.

Por causa disso, a Conmebol vai criar esse tremendo mal estar entre as duas confederações -presumindo, é claro, que a Concacaf vai assumir as dores da FMF, que preferiu sair fora de todo esse circo. Daqui para frente, México na Copa América só no Winning Eleven.

5 comentários:

Andre Leite disse...

Só para lembrar: Os mexicanos começaram a disputar a Libertadores no mesmo ano que ela virou a "Copa Toyota Libertadores".
O amigo não precisa se preocupar em ver times americanos. A FOX tem os direitos de transmissão nos Estados Unidos com um foco claro no público Mexicano. Futebol não é mercado para os estadunidenses. Duvido que a Concacaf vá se sentir muito chateada com tudo isso, e a Federação Mexicana está defecando e transitando, porque de qualquer forma já tem seu representante no Mundial de Clubes.

Andre Leite disse...

Mas é uma pena se os Mexicanos não participarem mais. Isso significa acabar com aquela piada do Corinthians campeão mundial em um torneio que não é no Japão (a disputa será em Abu Dhabi) e sem ser campeão da Libertadores (pois perderia na final para um time mexicano, inelegível para uma vaga)

Só para ratificar: As vagas do México são para o primeiro colocado no Apertura e outras duas vagas para ganhadores do InterLiga, torneio entre times mexicanos e americanos. Acho que os americanos nunca vão ganhar essa merda, e caso ganhem, a vaga ficaria para os mexicanos da mesma forma...

Igor Nishikiori disse...

Não sabia desse detalhe da Interliga. É realmente interessante e nebuloso ao mesmo tempo. Seria muito estranho se os americanos entrassem na Libertadores, acho que perderia aquele espírito latinoamericano, de povo oprimido, da competição.

Aliás, a título de curiosidade, sabe quantos times disputam o Campeonato Canadense? Três. Até o finado OlimpiCRA tinha mais competidores. Isso explica um pouco a supremacia mexicana na Concacaf.

Andre Leite disse...

Você disse finado?
É mesmo?!

Igor Nishikiori disse...

Finado é eufemismo barato. Na verdade, o OlimpiCRA mudou para JENDRA (Jogos Esportivos do ND Rainha dos Apóstolos). Foi o último passo para eliminar qualquer resquício de rusticidade e tornar o colégio global.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.