28 de setembro de 2010

Muito para o Twitter

Campanha
Falta menos de uma semana para as eleições e incrivelmente nada mudou desde o começo do mês. Dilma deve mesmo ganhar no primeiro turno, apesar do choro dos tucanos. A situação talvez mude se pintar uma denúncia muito forte nos próximos dias, algo que abale as estruturas do poder republicano e, quiçá, da civilização ocidental.

Debate
Os debates deste ano estão tão chatos que poderiam chamar o pessoal do Ok Go para ajudar a produzir. Não há carisma e espontaneidade nos candidatos, algo que era uma marca importante dos políticos das antigas, como Brizola, Lula e Maluf (também conhecido como pai dos trolls) . A única exceção é o Plínio de Arruda Sampaio. Ele é um espírito jovem dentro de um corpo velho, que nem o Tom Hanks em Quero Ser Grande. Plínio não só expressa suas galhofas sem constrangimentos como não tem medo de sair desafiando seus concorrentes, comportamento típico da geração James Dean.

Oscar
Uma comissão da Academia Brasileira de Cinema escolheu o filme do Lula como candidato ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar. Não assisti, então não posso dizer se mereceu ou não. Mas muita gente disse que não, embora tenha grandes chances de levar a estatueta. E é até verdade: o filme tem pobreza, drama, membros decepados e uma história de superação. Se falasse sobre o holocausto, ganhava fácil.

Democracia
O mentiroso sempre se entrega nos detalhes. A imprensa grita pra quem quiser ouvir que está rolando ameaças à liberdade de imprensa, mas não mostra uma única evidência disso. Na verdade, é curioso que toda esse celeuma do cerceamento do jornalismo esteja sendo denunciado nos próprios jornais. O censor realmente não está a fim de mostrar serviço.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.