Todo mundo deve conhecer aquela lenda da sincronia entre o filme "O Mágico de Oz" e o disco Dark Side of The Moon, do Pink Floyd. Pois bem, instigado por um colega de blog¹, que preferiu o anonimato, resolvi conferir aquilo que, a nível de conspiração, pode ser considerado o Dark Side of the Rainbow da década passada. A tal teoria consiste no seguinte: pegar o disco X&Y, do Coldplay, e colocar as músicas para tocar em ordem alfabética. Para quem matava aula na pré-escola, seria algo assim:
1) "A Message"
2) "Fix You"
3) "Low"
4) "Speed of Sound"
5) "Square One"
6) "Swallowed In The Sea"
7) "Talk"
8) "The Hardest Part"
9) "Til Kingdom Come"
10) "Twisted Logic"
11) "What If"
12) "White Shadows"
13) "X&Y"
Segundo a lenda, isso faz com que o álbum ganhe uma outra cara. E de fato ganha. A nova playlist torna o disco muito mais agradável de se ouvir e a sequência das músicas flui muito melhor do que na versão oficial.
Analisando friamente essa questão, é fácil descobrir o porquê disso: o X&Y oficial demora a engrenar. "Square One" até começa bem, mas o ritmo é subitamente cortado pela melosa "What If". O mesmo acontece com as músicas seguintes: "White Shadows" e "Fix You". O disco só começa a empolgar com "Talk" e vai caindo a partir de "Swallowed in the Sea" até a última música "Til Kingdom Come". Ou seja, é um disco bastante irregular, que não segue uma sequência ritmica lógica.
Já o X&Y alternativo tem uma estrutura semelhante ao do Viva La Vida: começa bem e termina bem, com pontos de precipitação pelo caminho. "A Message", que abre o disco, é a música ideal para essa função, pois é uma música simpática, que conquista logo de cara. E sua pegada suave acaba combinando com a próxima faixa "Fix You", como se uma complementasse a outra. Depois disso, vem uma sequência arrebatadora com "Low" até a "The Hardest Part". "Til Kingdom Come" e "Twisted Logic" quebram o ritmo, mas as boas novas permanecem em "What If", "White Shadow" e "X&Y".
Agora fica a questão: por que será que a sequência oficial consegue ser tão sem lógica? Será que os produtores eram tão ruins a ponto de não verem isso? Duvido muito. Mais fácil pensar que isso foi premeditado pelo próprio Coldplay. Pense bem, o nome do disco é X&Y, que pode remeter aos cromossomos masculinos, mas também às últimas letras do abecedário. E tem ainda uma música chamada "Twisted Logic" (lógica deformada), outra chamada "Fix You" (te consertar), que podem fazer parte de alguma grande mensagem oculta (vou parar por aqui antes que achem que sou o novo John Nash).
O fato é que esse tipo de descoberta só seria possível na era da música digital, em que é possível fazer esses playlists. Se ainda estivéssemos na era da mídia física, isso seria impraticável. Embora seja importante lembrar que esse foi o único álbum do Coldplay a ter o sistema anti-pirataria, que impede que o CD seja tocado no computador. Conclusão, ou essa teoria da conspiração é o Dark Side of The Rainbow da década ou é um dos easter-eggs mais insanos dos últimos tempos.
1- Só para contextualizar, essa história surgiu enquanto nós discutíamos qual disco do Coldplay era melhor: o X&Y ou o Viva la Vida. Minha crença era de que X&Y tem músicas melhores, embora Viva La Vida seja melhor como conjunto. É como comparar os discos dos Beatles: Revolver tem as melhores faixas, mas Sgt. Peppers como obra é impecável. Melhor dizendo, tanto em Viva La Vida quanto em Sgt. Peppers, o todo é melhor do que a soma das partes. Ele, por outro lado, afirmou que X&Y é muito melhor, principalmente com esse hack de colocar as músicas em ordem alfabética.
2 comentários:
Achei esse blog procurando exatamente o significado do título do álbum X&Y e eis que encontro algo muito mais interessante.
Fiquei realmente entusiasmado com esse "rearranjo" das músicas e, da mesma forma que você, acho o X&Y meio irregular (o que não quer dizer que eu não goste).
Vou experimentá-lo em ordem alfabética e ver no que dá. Confesso que depois desse post, fiquei ansioso para ver o resultado.
Em breve volto e comento como foi a "digestão" do novo X&Y.
De volta...
Acabo de terminar de ouvir o "novo" álbum X&Y e fiquei realmente surpreso.
Discordo que 'A message' seja a música ideal para se abrir um disco, mas talvez para este disco (o X&Y) ela fosse realmente a ideal. E sem contar que ela faz essa função (de abrir o disco) beeeem melhor que a original, Square One.
Como você disse, "o X&Y alternativo [...] começa bem e termina bem, com pontos de precipitação pelo caminho". Após a boa abertura de 'A message', 'Fix You', 'Low' e, por fim, vêm numa continuidade, até certo ponto, bonita. Eis que chega novamente 'Square One' e estraga essa beleza. Realmente eu não consigo gostar dessa música.
O clima começa a voltar com 'Swallowed in the Sea', mas é em 'Talk' que ele se fundamenta e segue oscilando até o fim. Final que, por sua vez, é a melhor parte do cd juntamente com o início. 'X&Y' é dramática o suficiente pra ser um ótimo fim.
Se pode-se resumir o X&Y alternativo, é que ele começa e termina bem, com algumas oscilações no decorrer, é bem melhor que o original, mas ainda não é tão bom quanto o Viva La Vida.
Antes, tinha esse disco como o menos preferido de longe. Agora, "ultrapassou" o A Rush of Blood to The Head e se igualou ao Parachutes.
Grato pela dica.
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