Estamos sempre pensando em fazer coisas diferentes no blog. Abranger mais ideias para explorar a verve. A última eu sagazmente roubei, me antecipando ao escrever e dando o pelé no meu amigo. A sacada seria fazer listas sobre vários assuntos, e começar pela lista dos melhores covers da música para a estreia da tag Alta Fidelidade (nome sub judice). Então aí vai, lembrando que "a função social de uma lista não é sua capacidade de emitir supostas premissas ou verdades, mas de causar confusão. Quanto mais pessoas discutirem e contestarem seu resultado em uma mesa de bar, melhor."¹
9 - Um clássico das listas que merece a nona posição só para não dizer que esqueci: Take on me do A-ha com o toque ska de Reel Big Fish. Quem preferir pode optar também pela versão literal do clipe.
8 - Briga conhecida, o Foo Fighters gravou uma versão de Darling Nikki, do Prince, sem sua autorização. Alguns vídeos feitos por fãs de shows em que o Foo Fighters tocou a música tiveram seu áudio retirado por falta da licença. Depois no MTV VMA os Foos tocaram com Cee-lo do Gnarls Barkley essa música e tudo ficou na boa quando Prince tocou na final do Superbowl sua versão de Best of You (que ficou fora da lista, mas pode ser encontrado no Youtube se você tiver curiosidade)
7 - Em sétimo lugar está a versão ska russa da música tema de 007 com a performance de Leningrad. Acho que vocês lembram da original, e para mais informações sobre essa banda: Bem... ela acabou, mas deixou um legado de músicas com palavrões pra c*ralho. Quem sabe russo entende o que estou falando.
6 - Blind Guardian é uma banda de metal alemã. Seu trabalho mais conhecido é Nightfall in Middle-Earth, um álbum sobre os contos do Silmarillion de J.R.R. Tolkien. Mas eles também lançaram um CD cheio de covers e uma delas é Spread Your Wings do Queen. E a versão do Blind Guardian.
5 - De novo com uma trilha de filme e de novo com o ska, mas dessa vez são os japoneses fazendo a versão d'O Poderoso Chefão. Quem quiser saber mais pode ir no google e procurar por Tokyo Ska Paradise Orchestra
4 - Como eu disse, o Blind Guardian lançou um CD (The Forgotten Tales) com muitas covers. A quarta melhor cover dessa lista é Barbara Ann emendado com Long Tall Sally. Versão por versão, a do Beach Boys é mais autêntica (rá). Valeu a tentativa em juntar as duas. Só para garantir, as versões de Beach Boys e Little Richard, e a original de Barbara Ann do Regents
3 - A terceira posição sintetiza o que deveria ser o cover: uma tentativa de repaginar e melhorar a música, exatamente como faz o All-American Rejects com Womanizer, de Britney Spears. Ouvir a música do primeiro link e tirar o áudio do segundo para ver o clipe é a melhor opção.
2 - Dave Ghrol também já fez uma porrada de covers, e quem quiser pode procurar no Youtube e achar a grande maioria deles. Mas essa vale o segundo lugar pela música e pela história. Band on the Run do Wings é uma ótima música, mas a guitarra mais pesada deixa ela melhor. Dave é fã declarado de alguns grandes músicos. Paul Mccartney está na lista e os dois já fizeram shows juntos, inclusive no Grammy de 2009, quando Ghrol falou para Paul sobre o novo projeto paralelo Them Croocked Vultures. O ex-beatle tentou se convidar para o baixo e recebeu a negativa de Dave que disse já contar com John Paul Jones para o cargo. Na lista de Dave Ghrol os Beatles estão atrás do Led Zeppelin.
1 - Para fechar vou só deixar o link da cover. Até a próxima.
¹Nishikiori, Igor, 10 razões para não acreditar em listas, 19/10/2009 em Barbitúrico com Fanta
Nenhum comentário:
Postar um comentário