24 de março de 2011

Top 5 covers dos Beatles

Escolher o top 5 covers já feitos dos Beatles é uma missão tão hercúlea e arriscada quanto tentar escolher o melhor álbum deles. São tantas opções que o serviço se torna digno apenas aos mais corajosos que já pisaram sobre a Terra, o que não é o meu caso. De qualquer forma, a minha lista é essa:


5) Johnny Cash - "In My Life"


Quando escreveu "In My Life", John Lennon tinha apenas 25 anos e enfrentava problemas no seu casamento com Cynthia. Nesse momento turbulento, ele resolveu fazer uma música que falasse sobre as coisas boas da juventude. Johnny Cash certamente gostava dos seus tempos de mocidade, mas quando regravou "In My Life" já com 70 anos e com a saudade debilitada, aparentemente estava mais saudoso da vida em si, repassando mentalmente tudo o que já tinha vivido. Pelo menos é o que faz crer.

4) Oasis - "I Am The Walrus"


O Oasis tem a curiosa mania de se comparar aos Beatles. Na verdade, suspeito que isso tem mais a ver com alguma obsessão doentia dos caras, próximo ao tipo de fanatismo que fez a cabeça de Mark David Chapman – só que ao invés de usar uma arma, eles fazem música, graças a Deus. De qualquer maneira, outra mania curiosa do Oasis é a de terminar os shows tocando "I am The Walrus". Isso se tornou tão lugar-comum que eles acabaram gravando a música para o álbum "The Masterplan" (1998).

3) James Brown - "Something"


Reza a lenda que "Something" é a segunda música mais regravada dos Beatles, ficando atrás de "Yesterday". Portanto, deve haver uma porrada de bons covers por aí, mas poucos devem ser tão interessantes quanto este feito por James Brown, o Godfather do soul. Tanto que até George Harrison tirou o chapéu e disse que esta é sua versão favorita.

2) Sonic Youth - "Within You Without You"


Outro clássico de George Harrison, interpretado dessa vez pelo pessoal do Sonic Youth. Não há muito o que comentar aqui.

1) Herbie Hancock - "Tomorrow Never Knows" (Feat. Dave Matthews)


"Tomorrow Never Knows" não é nem de longe a melhor faixa de Revolver, mas certamente é uma das mais intrigantes, com todos aqueles efeitos sonoros estranhos e com os versos inspirados no livro "A Experiência Psicodélica", de Timothy Leary, o guru do LSD, que por sua vez foi baseado no "Livro Tibetano dos Mortos", a Bíblia do Budismo. Herbie Hancock, que também curte umas experimentações musicais estranhas e é budista, fez uma versão mezzo lounge mezzo psicodélica, com resultados interessantes.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.